"Oficina é um lugar onde o fazer e a obra se confundem. Lugar de aprender fazendo, onde o contato direto com as ferramentas é condição necessária para criar artefatos, objetos, arte. A metáfora da oficina para falar do cinema e do audiovisual busca recriar uma atmosfera de aprendizagem na qual o domínio da técnica cinematográfica possa trazer junto sua dimensão criativa e experimental. A imagem da oficina remete aos espaços plurais que têm emergido para o ensino do cinema: escolas e cursos livres que atingem um novo público-autor de crianças e jovens que passam a experimentar a criação audiovisual, além do consumo acelerado das imagens.
Este livro é resultado da dissertação de mestrado de Maíra Norton no PPGCA/UFF. A contribuição teórica de Walter Benjamin sobre técnica, arte e cinema é o fio condutor para percorrer os caminhos do ensino do cinema e do audiovisual nas escolas. Começando por um panorama das múltiplas experiências de ensino do cinema em espaços alternativos, a pesquisa se desenvolve com a observação de professores e alunos em seus momentos de criação na Escola de Cinema do CAp/ UFRJ e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz), até chegar à realização prática de uma oficina de cinema para crianças na vila de Dois Rios, na Ilha Grande.
Maíra conduz o leitor neste livro sobre técnica e criatividade no ensino do cinema e do audiovisual, apresentando os artesãos, os instrumentos e os materiais que estão criando novas maneiras de fazer e aprender cinema."

Cinema Oficina: técnica e criatividade no ensino do audiovisual


 - 

Baixar