Neste livro, tivemos como objetivo reunir autores e autoras de diferentes lugares para apresentar experiências formativas deles(as) com a Educação e o Cinema. A partir da reunião dos capítulos produzidos, proporcionamos um diálogo vívido originado de uma diversidade de práticas educativas que buscam, em diferentes regiões do país, a melhoria da qualidade de ensino, usando o cinema como Arte e ferramenta pedagógica. Consideramos que o cinema é uma forma de Arte. Esta, por sua vez, é conhecimento, fonte de conhecimento, patrimônio público e cultural, linguagem, experiência, ideologia, memória, entretenimento, diversão e sentimentos. Nesse sentido, tal como os livros, os filmes são instrumentos de cultura e educação. Mesmo quando um filme não tem um objetivo educacional explícito, as imagens, os sons, as formas e as cores presentes nele se expressam em mensagens que, de algum modo, nos educam. Assim, as mensagens fílmicas nos sensibilizam, pois tocam nossos sentidos e sentimentos. Identificando o valor histórico e educativo das imagens e das mensagens dos filmes, consideramos que essa forma artística, somada a outros meios, pode estimular o diálogo acerca da educação e impulsionar uma pluralidade de práticas educativas. Isto é, essa importante ferramenta educativa (pedagógica) pode ser utilizada nos espaços educacionais — formais e não formais — para sensibilizar o público, fomentar o pensamento e o diálogo e, assim, favorecer o surgimento de novas ideias e experiências a respeito da educação. Com o presente livro, abrimos um espaço para a socialização de experiências educacionais com o cinema como Arte. Essas diversas experiências possibilitaram a organização do livro em três momentos. No primeiro momento, reunimos dois capítulos que enfocam os “Diferentes usos da produção fílmica no ensino”. No Capítulo 1, intitulado “A leitura do filme como estratégia didática para a produção do gênero comentário crítico”, as autoras Clênia Maria Oliveira Lima e Shirlei Marly Alves apresentam um estudo contextualizado com alunos(as) do 8º ano do ensino fundamental de uma rede estadual situada na região sudeste na cidade de Teresina, Piauí. Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos(as) alunos(as) na elaboração de textos, as autoras mostram a receptividade deles(as) com o filme enquanto material de leitura, análise e reflexão para a produção do gênero argumentativo comentário crítico. Esse trabalho contextualizado em sala de [...]

Cinema e Educação: diálogos vívidos na formação humana


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