
Este artigo é derivado de uma dissertação e de um produto educativo que considera a Fotografia como uma linguagem para o ensino/aprendizagem da temática cidade no Ensino Fundamental II em Geografia. Tal proposta se dá a partir de uma reflexão inicial sobre os usos de “fotografias didáticas” na sala de aula e no livro didático tendo como foco a temática cidade. Deste modo, propôs-se utilizar a experiência dos sujeitos escolares, que habitam a cidade de Macaíba/RN, potencializando a partir de uma proposta pedagógica, a criação de narrativas fotográficas que versam sobre o cotidiano e lugares de vivência de jovens estudantes. O estudo realizado propôs a articulação do Ensino de Geografia com a área das Linguagens (em especial as imagéticas), estabelecendo um diálogo permanente entre a fotografia mobile com o método fenomenológico, em busca por acessar a ideia de geograficidade e experiência espacial. Autores como Ítalo Calvino (1972), James Hillman (1993), Cazetta e Oliveira (2013), Callai (2005), Cavalcanti (2002; 2013) Dantas (2011), Dardel (2011), Fernandez (2008; 2013), Larrosa (2017) e ainda o filósofo Roland Barthes (1984), possibilitaram delimitar os caminhos que fundamentam o percurso da pesquisa e da elaboração do produto didático a ser experimentado de modo a incentivar e compreender as experiências espaciais na cidade. A Sequência Didática, produto desta pesquisa, articula o conteúdo cidade com uma proposta de investigação caminhante e fotografante, a ser tomada pelo professor de Geografia como uma “reapropriação” das ruas e espaços de uma cidade, como potente objeto do conhecimento em suas práticas docentes.
A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM GEOGRAFIA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA CIDADE
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