"Esta dissertação discute o ensino de História dentro da modalidade Educação Profissional, pensando estratégias de promoção da integração curricular entre a História e as disciplinas técnicas, mais precisamente no curso de Produção de Áudio e Vídeo. Ao apresentarmos as características tanto da Modalidade quanto do curso de Produção de Áudio e Vídeo, discutiremos a importância do letramento digital, como forma de consumo consciente das
informações presentes no ciberespaço. É também proposta deste trabalho a instrumentalização em história através do estudo dos conceitos de memória, identidade e narrativa. Para isso, analisaremos os documentos curriculares, tanto os nacionais quanto o estadual e como estes apresentam esses conceitos para o ensino de nossa ciência. A partir da análise dos currículos, recorreremos à historiografia, para pensarmos os desafios e as possibilidades do uso dos termos em questão no ensino da História. Feito esse exercício teórico, partiremos para o planejamento e execução do nosso produto que tem como objetivo integrar o ensino de História às disciplinas técnicas. Durante o processo de desenvolvimento das práticas pensadas, os alunos da 2ª série da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, na cidade de Fortaleza – CE, foram encorajados a escreverem suas autobiografias, em que destas cinco foram escolhidas, roteirizadas e viraram filmes, produzidos pelos próprios alunos do curso técnico. Durante as atividades realizadas com os alunos, pautadas em metodologias ativas, foram discutidos conceitos de memória, identidade e narrativa, que culminaram em audiovisuais que
podem ser entendidos como elementos de História Pública. Nossa proposta de atividade exemplifica uma forma de integração curricular, ponto fulcral das Diretrizes Curriculares para a modalidade Educação Profissional contemplando também a produção do saber histórico escolar."
A JORNADA DO HERÓI: UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL EINTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
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