
GESTÃO 2024 / 2025
– Adriana Barbosa da Silva ( Professora da Faculdade de Educação da UFF)
– Ana Lúcia Faria Azevedo ( MUTUM – Educação, Docência e Cinema)
– Damaris da Cruz Guedes (Programa Cinema e Educação / Prefeitura Municipal de Campinas)
– Débora Nakache (Univ. De Buenos Aires y Festival Hacelo Corto Min. Ed. CABA)
– Felipe Leal Barquete (Semente – Escola de Educação Audiovisual)
– Liana Lobo (Centro Pedagógico UFMG)
– Ludmila Moreira Macedo de Carvalho (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ CineCecult)
– Maíra Norton (Cine Mulher Paraty e Cinead/UFRJ)
– Teresa Assis Brasil (Mestranda PPGCine UFF)
CARTA DE APRESENTAÇÃO DA COORDENAÇÃO
Realizamos no mês de junho o XVI Fórum Rede KINO, durante o CineOP, na cidade de Ouro Preto, que proporcionou um amplo debate sobre a construção do Programa Nacional de Cinema na Escola.
Nesse evento, conforme previsto, foi feita a eleição para compor a nova Coordenação Colegiada da rede. As(os) novos(as) membros(as) são oriundos de diversas localidades e países, formações acadêmicas e atuações profissionais, comungando o desejo de democratizar as relações entre educação, cinema e audiovisual.
Destaca-se que a gestão anterior conduziu esta rede por dois anos consecutivos com dedicação e maestria, o que torna o trabalho da nova gestão muito mais desafiador, pois temos o compromisso ético-político em dar continuidade a realização das atividades com o mesmo afinco, afeto e comprometimento.
Nesse sentido, elencamos alguns pressupostos que consideramos importantes para balizar a atuação da nova Coordenação no período de 2024/2025, e apresentamos a seguir os pontos organizados a partir das questões trazidas pelos(as) integrantes da Rede KINO:
– Apoiar a construção e a consolidação da proposta de regulamentação da lei 13006/14 e do Programa Nacional de Cinema na Escola;
– Criar e fortalecer estratégias para ampliar a comunicação com os(as) participantes da Rede KINO, possibilitando uma maior interlocução entre aqueles que produzem cinema e educação na América Latina, reafirmando a ideia de rede/rizoma;
– Dar continuidade à reestruturação do site da Rede Kino, com ênfase na reorganização de vitrines/abas para divulgação de projetos/parcerias, curadorias escolares e de produção acadêmica do campo da educação, cinema e audiovisual;
– Mapear e divulgar projetos dos integrantes ligados à Rede Kino, permitindo aprofundar a interlocução entre as universidades, os grupos de pesquisa, as escolas e os espaços de educação popular e não formais de educação, dando maior visibilidade às ações já existentes.
– Organizar e estimular e realização de encontros, Seminários, Cine Debates, Mostras, Jornadas e Festivais, com os integrantes da Rede KINO e demais interessados(as), para difundir a produção audiovisual e acadêmica sobre cinema e educação.
– Fortalecer a articulação latino americana por meio de encontros e parcerias, com o intuito de criar novas pedagogias, perspectivas teóricas e conceituais, em diálogo com os princípios do Plano Nacional de Cinema na Escola.
– Desenvolver estudos e pesquisas que contribuam para a construção do Acervo Audiovisual Escolar Livre com filmes latinoamericanos, em suas diversas formas de expressões estéticas e narrativas, especialmente aqueles legendados e dublados, visando favorecer a acessibilidade com todas as formas de tecnologias assistivas.
– Buscar recursos para publicações que divulguem as experiências e reflexões sobre educação, cinema e audiovisual apresentadas produzidas nos encontros da Rede KINO.
– Buscar uma maior articulação com a região de Ouro Preto, procurando estimular o desenvolvimento de projetos de educação e cinema, e uma maior participação nas atividades da Rede Kino.
CARTA DE PRESENTACIÓN DE LA COORDINACIÓN
En el mes de junio realizamos el XVI Foro de la Red KINO, durante CineOP, en la ciudad de Ouro Preto, donde se promovió un amplio debate sobre la construcción de un Programa Nacional de Cine en la Escuela.
En este evento, según lo previsto, se llevó a cabo la elección para conformar una nueva coordinación colegiada de la red. Les nueves miembres provienen de diversas localidades y países, formaciones académicas y actuaciones profesionales, compartiendo el deseo de democratizar las relaciones entre educación, cine y audiovisual.
Cabe destacar, que la gestión anterior condujo esta red durante dos años consecutivos con dedicación y maestría, lo que hace que el trabajo de la nueva sea mucho más desafiante, ya que tenemos el compromiso ético-político de continuar realizando las actividades con el mismo afán, afecto y compromiso.
En este sentido, enumeramos algunos supuestos que consideramos importantes para guiar la actuación de la nueva Coordinación en el período 2024/2025, y presentamos a continuación los puntos organizados a partir de las cuestiones planteadas por los integrantes de la Red KINO:
– Apoyar la construcción y consolidación de la propuesta de reglamentación de la ley 13006/14 y del Programa Nacional de Cine en la Escuela.
– Crear y fortalecer estrategias para ampliar la comunicación con les participantes de la Red KINO, posibilitando una mayor interlocución entre quienes producen cine y educación en América Latina, reafirmando la idea de red/rizoma.
– Dar continuidad a la reestructuración del sitio web de la Red Kino, con énfasis en la reorganización de nuevas pestañas para la divulgación de proyectos/alianzas, curadurías escolares y de producción académica en el campo de la educación, cine y audiovisual.
– Mapear y divulgar proyectos de les integrantes vinculados a la Red Kino, permitiendo profundizar la interlocución entre universidades, grupos de investigación, escuelas y espacios de educación popular y no formales, dando mayor visibilidad a las acciones ya existentes.
– Organizar y estimular la realización de encuentros, seminarios, cine-debates, muestras, jornadas y festivales, con les integrantes de la Red KINO y demás interesades, para difundir la producción audiovisual y académica sobre cine y educación.
– Fortalecer la articulación latinoamericana mediante encuentros y alianzas, con el objetivo de crear nuevas pedagogías, perspectivas teóricas y conceptuales, en diálogo con los principios del Programa Nacional de Cine en la Escuela.
– Desarrollar estudios e investigaciones que contribuyan a la construcción del Acervo Audiovisual Escolar Libre con películas latinoamericanas, en sus diversas formas de expresiones estéticas y narrativas, especialmente aquellas subtituladas y dobladas, para favorecer la accesibilidad con todas las formas tecnológicas.
– Relevar recursos para publicaciones que divulguen las experiencias y reflexiones sobre educación, cine y audiovisual presentadas y producidas en los encuentros de la Red KINO.
– Buscar una mayor articulación con la región de Ouro Preto, procurando estimular el desarrollo de proyectos de educación y cine, y una mayor participación en las actividades de la Red Kino.