UEMG NA CENA

"O projeto se ampara em debates entre docentes, pesquisadores/as e a comunidade acadêmica com a intenção de se criar discussões de filmes e suas perspectivas educativas. Busca estimular a exibição e discussão de filmes que podem ser problematizados à luz do pensamento científico da área das Ciências Humanas e sua contribuição para as práticas educativas, divulgando o conhecimento científico e suas matrizes, entre estudantes, comunidade acadêmica, como também na sociedade em geral.

Como funciona? O primeiro passo é escolher um filme relevante para a educação e para as Ciências Humanas em geral, buscando gerar uma discussão sobre os aspectos do filme. Até o ano de 2023 o projeto contava com um filme mensal que era debatido por alguém estudioso/a ou especialista na temática abordada no filme, cita-se por exemplo, o Filme: “JOJO RABBIT”, no qual uma pesquisadora realizou a discussão sobre o nazismo explicitado no filme. A fala da pesquisadora sobre o nazismo gerou dezenas de perguntas e comentários, promovendo um debate entre a palestrante, os(as) docentes e o público.

A partir do ano de 2024, o formato do projeto foi alterado, serão debatidos 4 (quatro) filmes ao longo do ano. No mês anterior à exibição do filme será realizada uma formação com as pessoas sobre a temática do filme feita pelas coordenadoras e estudantes envolvidos/as no Projeto. Essa formação terá as redes sociais como “guarda-chuva” e promoverá estudos sobre o filme. Isso visa qualificar o debate e a preparação para o debate síncrono, em nosso canal do YouTube.

Tal formação será desenvolvida nas redes sociais (Facebook e Instagram), por meio de materiais para leitura e aprofundamento que serão disponibilizados, tanto pelo/a estudioso/a debatedor/a do filme, quanto pela equipe do projeto UEMG NA CENA. O exemplo citado acima, do filme “JOJO RABBIT” pode ser considerado também para a explicação de como será desenvolvida tal formação. Supondo que o filme fosse debatido no mês de junho, durante todo o mês de maio serão disponibilizados materiais e realizados debates em comentários nas redes sociais sobre o nazismo, sobre o fascismo e temáticas afins a estas, buscando fomentar a discussão que culminará com o debate síncrono acerca do filme no mês de junho.

Durante os encontros permanecerão sendo abordados temas relevantes para a educação, debates sociais importantes, ressaltando que a partir do encontro do mês de setembro de 2022, passou-se a contar com a importante presença de intérpretes de Libras, garantindo uma comunicação inclusiva, agradecendo de antemão esta possibilidade oferecida pela Reitoria da UEMG."

www.uemgnacena.com.br