CALDEIRÃO DE IDEIAS

O “CALDEIRÃO DE IDÉIAS” é um projeto de continuidade do Sopa de Letras que tem como público alvo jovens, adultos e idosos que ainda não desenvolveram plenamente suas habilidades e competências de leitura e escrita.

Selecionado em dezembro de 2015 pelo Edital Todos Por Um Brasil de Leitores o projeto busca ampliar o acesso à leitura e aos bens culturais, replicando em mais larga escala a experiência bem sucedida de sua primeira fase com o Programa Sopa de Letras. O projeto de incentivo a Leitura inclui jovens, adultos e idosos neo leitores no processo de criação, mediação e veiculação de produtos culturais, multiplicando seus benefícios por meio de oficinas.

A metodologia incorpora as tecnologias digitais em situações de aprendizagem, estimulando a exploração, a apropriação e o uso de diferentes meios de linguagem no ato de aprender. Para tanto utiliza a leitura como um fio condutor e oportuniza atividades de forte e permanente estímulo à leitura.

Com duração de 24 meses, pretende atuar em comunidades periféricas e tradicionais. No primeiro ano promoverá ações de acesso à leitura, de formação de leitores e mediadores e de produção e distribuição de tecnologias educacionais de fomento à leitura. No segundo ano realizará pesquisa e avaliação, estabelecendo uma linha interdisciplinar entre leitura e as Tecnologias de Informação e Comunicação para avaliar o impacto da recepção de tecnologias educacionais de fomento à leitura para neo leitores jovens, adultos e idosos.

piramovies.com.br/sopadeletras/