Plano Conjunto - Laboratório de Cinema, Educação e Acessibilidade

O projeto cultural Plano Conjunto promove uma interação entre o Cinema, a Educação, e a Acessibilidade, a partir da realização de sessões de cinema acessível para estudantes com deficiência de escolas públicas da cidade de Recife, Pernambuco, Brasil. E também com a realização de atividades formativas entre profissionais do cinema, profissionais da educação e profissionais da acessibilidade. Os objetivos são de inserir estudantes com deficiência na dinâmica do cinema brasileiro, e também capacitar profissionais e pesquisadores sore as temáticas envolvidas dentro do projeto, criando um laboratório experimental entre exibições, mediações e atividades formativas.

O Plano Conjunto realiza suas atividades em dois eixos:

1 - Sessões de cinema acessível: Exibição de animações brasileiras para estudantes com deficiência de escolas públicas, com os recursos da Audiodescrição (AD), Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE). A sala de cinema fica com o ambiente mais iluminado e o som reduzido, para melhor receber pessoas neurodiversas. O público é acolhido por uma equipe que conta com audiodescritores e intérpretes de Libras e, ao final da sessão, participa de uma mediação acessível sobre cinema de animação com a construção de brinquedos ópticos. Todas as sessões são gratuitas e impactou cerca de 370 estudantes com deficiência em sua primeira edição.

2 - Atividades formativas: Realização de oficinas e masterclasses sobre as temáticas centrais do projeto, como: oficina de legenda para surdos e ensurdecidos, oficina de filmes com audiodescrição na escola, oficina de cinema e educação inclusiva, modelos de sessões de cinema para públicos diversos e possibilidades de leitura de livros acessíveis a partir do audiovisual. As atividades formativas são gratuitas e impactou cerca de 503 pessoas em sua primeira edição.