Dispositivos de cinema na Geografia Escolar: referências para formação inicial docente
O projeto se desenvolveu com o Colégio Estadual de Ensino Médio Amazonas de (SEEDUC – RJ) em colaboração com licenciandos da Pedagogia e Geografia na UERJ Campus Maracanã. Atualmente, possui parceria com outras escolas municipais e federais.Tem como objetivo contribuir para a formação inicial de professores ao desenvolver reflexões teóricas e ações voltadas à análise e recriação de dispositivos de cinema como produtores de geografias com a escola como lugar. Justifica-se pela necessidade de reconhecer o espaço escolar através da recriação de dispositivos de cinema e valorizar processos e agentes que interferem neste como lugar com suas múltiplas trajetórias A metodologia cartográfica adotada permite adotar a postura pesquisadora de procura por pistas que indicam o caminho para as estratégias de análise. Para este fim parte-se das experimentações com o cinema na escola em uma perspectiva de criação com procedimentos através da pedagogia dos dispositivos A fundamentação teórica teórica envolve, entre outros, Gonçalves (2011), Oliveira JR. (2005), Massey (2009), Migliorin (2015), e Paraíso e Meyer (2012). O projeto tem procurado caminhos de outras geografias como currículo, a partir de dispositivos de cinema recriados que demonstram o espaço escolar e suas particularidades. Também percebe-se as características do lugar e do seu contexto geográfico no bairro através dos olhares dos estudantes. Desta forma, reafirma a potencialidade de uma educação do olhar através da recriação dos dispositivos pedagógicos de cinema tanto para os estudantes como para o planejamento docente, já que instiga o olhar geográfico para o contexto escolar como lugar com suas múltiplas trajetórias.