Cine Mulher
"O Cine Mulher é uma organização social que promove o cinema comunitário com mulheres em Paraty /RJ, desde 2016, através de diversos projetos e atividades.
Enciclopédia Audiovisual de Mulheres em Paraty, plataforma colaborativa que elaboramos com o objetivo de mapear e abrigar a produção audiovisual que traz as histórias das mulheres que vivem em Paraty. Cada mulher participante é um verbete da Enciclopédia, tendo uma página própria com sua história e acesso ao filme feito com ela. O acervo da Enciclopédia está organizado por categorias-chaves que se conectam aos seus fazeres e atuações como: saúde, educação, defesa do território, agroecologia, cultura, memória, cinema e coletivas. Na temática cinema será possível encontrar mulheres de Paraty que trabalham com audiovisual e as produções que realizaram, sendo também um importante meio de divulgação e articulação das trabalhadoras do audiovisual do município. No mapa interativo as mulheres poderão ser encontradas a partir dos bairros e territórios onde vivem. A plataforma é colaborativa e busca envolver mais pessoas na produção audiovisual sobre as mulheres que vivem neste território. O projeto parte da proposta de incentivar que qualquer pessoa contribua enviando material audiovisual sobre uma mulher próxima. É um banco de imagens e memória, um inventariado audiovisual das mulheres de Paraty, que poderá ser utilizado para diversas atividades educativas, fomentando o olhar dos estudantes sobre as suas comunidades a partir da valorização da história das mulheres desses territórios.
Realização de curta metragens documentais com mulheres de Paraty. Produção audiovisual para registro das memórias e resistências das mulheres que vivem em Paraty.
Cineclube feminista que exibe filmes realizados por mulheres em espaços comunitários e escolas públicas na cidade de Paraty. Ao longo desses anos, foram realizadas cerca de 20 sessões públicas e gratuitas, exibindo narrativas, imagens e sons produzidos por mulheres. O Cine Mulher já projetou em diversos bairros periféricos e rurais de Paraty e teve como espaço principal de exibição o colégio Estadual CEMBRA, a maior escola pública da cidade. Nas escolas municipais realizamos a exibição para o público infantil, através do projeto Cine Menina.E colocamos também nosso projetor em manifestações feministas de Paraty, fazendo intervenções urbanas com as imagens durante os atos.
I Festival Cine Mulher: tecendo cinema comunitário em Paraty, realizado em 2023, com duas mostras: Mulheres nas telas (filmes feitos com mulheres que vivem em Paraty) e Realizadoras Costa Verde (filmes produzidos por mulheres que moram em Angra, Paraty e Ubatuba). No total, 21 curtas foram exibidos durante os dias do festival, levando ao Cinema da Praça filmes de mais de 20 realizadoras de Paraty e região. Após as sessões foram propostas rodas de conversas onde as realizadoras puderam relatar suas experiências com o cinema comunitário e seus processos criativos. A noite de estreia foi um grande sucesso de público, tendo lotado o Cinema da Praça e tido alta presença de moradores dos bairros da zona rural de Paraty onde foram realizadas as oficinas.
Oficinas de cinema comunitário com mulheres. Dentro do I Festival Cine Mulher realizamo oficinas em três bairros da zona rural de Paraty onde foram produzidos 5 curta metragens. Ao todo 33 mulheres participaram dos processos formativos, 20 experimentaram a realização de um curta comunitário, sendo que a grande maioria teve pela primeira vez a oportunidade de produzir um filme. Este ano uma nova oficina está em curso em Trindade, comunidade caiçara.
Articulação com coletivas de cinema comunitário feminista da América Latina, através da participação do Cine Mulher no encontro “Las que Graban”, organizado por La Partida Feminista em parceria com coletivas do México, Equador, Perú e Argentina."