Clique nas legendas para assistir aos filmes. Os filmes foram curados pela Rede Kino e os direitos gentilmente cedidos pelas realizadoras e realizadores.


Aldana Loiseau

Fotógrafa independiente – Realizadora en La Wawa Cine

Seleção de quatro curtas de 5 minutos que compõem a série PACHA: BARRO SOMOS. Trata-se de uma série de animação em argila que narra episódios característicos da cultura andina do norte de nosso país. Estrelando o “Pacha”, a própria terra em movimento, que, capítulo por capítulo, revela os personagens e tradições de uma cultura milenar que ainda hoje está viva. Feito à mão com argila dos solos da Quebrada de Humahuaca com a técnica de animação quadro a quadro


Miguel Hilari

Miguel Hilari é documentarista, filho de pai Aymara e mãe alemã. Com formação em La Paz, Santiago e Barcelona, sua filmografia retrata a vida local da Bolívia, suas identidades autóctones e movimentos entre campo e cidade.

O curral e o vento – Miguel Hilari (Bolívia)

Bocamina – Miguel Hilari (Bolívia)
Compañía – Miguel Hilari (Bolívia)

Diccionarios Audiovisuales Comunitarios

Teresa Castilho (La combi del arte) // Peru

Baawaja – Diccionarios Audiovisuales Comunitarios

Diccionarios Audiovisuales Comunitarios

Durante a 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, foi exibida uma parte da série: “La combi del Arte: Diccionarios Audiovisuales Comunitarios”, um projeto realizado pela espanhola residente no Perú Teresa Castillo que esteve presente durante o evento e ministrou uma masterclass acerca do assunto.

Teresa diz que “o projeto envolve uma série de atividades que buscam contribuir para o cumprimento das disposições da “Declaração de Los Pinos”, aprovada em 28 de fevereiro na Cidade do México, um documento que representa um roteiro estratégico global para a Década das Línguas Indígenas (2022-2032) e busca inspirar um plano de ação mundial ‘que enfatize os direitos dos povos indígenas à liberdade de expressão, à educação em sua língua materna e à participação na vida pública utilizando suas línguas, como requisitos prévios para a sobrevivência das línguas indígenas, muitas das quais estão atualmente à beira da extinção’.