A CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e a Rede KINO – Rede Latino-Americana de  Educação, Cinema e Audiovisual convidam você para participar da Ampla Consulta Remota para atualizar e ampliar a proposta de regulamentação da Lei 13.006/14 com vistas a elaboração de uma proposta de Plano Nacional de Cinema na Escola. A ideia é construir coletivamente um documento que aponte perspectivas, diretrizes e formas de inserção das práticas cinematográficas nos contextos escolares, respeitando a diversidade dos territórios e valorizando a circulação das culturas e dos filmes que compõem o país.

A Lei Federal 13.006, que determina a exibição de, no mínimo, duas horas de cinema brasileiro por mês nas escolas da educação básica, como carga curricular complementar, foi promulgada em 2014. À época, foi criado um grupo de trabalho com o objetivo de subsidiar a implementação da lei, elaborando metas a curto, médio e longo prazo para sua efetiva aplicação. O grupo foi composto por representantes da sociedade civil, membros do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação.

Em maio de 2016, com o trabalho realizado coletivamente, o grupo entregou a Proposta de Regulamentação da Lei 13.006 ao Conselho Nacional de Educação. Após a leitura e debate, o Conselho indicou que o documento servisse como base para o desenvolvimento de um Plano Nacional de Cinema na Escola. O trabalho não avançou nos anos seguintes devido à mudança de rumos da política e à extinção do MinC.

Acreditamos que, no momento atual, com a criação da Política Nacional da Educação Digital (Lei Federal 14.533/23) e a proposição da Estratégia Nacional Escolas Conectadas, em setembro de 2023, faz-se urgente a retomada da proposta do Plano Nacional de Cinema na Escola. Entendemos que a ação tem potencial para resgatar o debate construído em rede e colaborar com as demandas formativas e curriculares voltadas para uma educação diversa e inclusiva, ancorada também nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que preveem a presença de imagens das culturas indígenas e afro-brasileiras nos currículos de ensino fundamental e médio do país.

Assim, esta consulta pública em duas etapas visa à construção coletiva de uma proposta para o Plano Nacional de Cinema na Escola. O intuito é recolher as colaborações de forma remota para subsidiar a realização dos debates presenciais que ocorrerão durante a 19ª CineOP, que acontece de 19 a 24 de junho de 2024, em Ouro Preto. Esta iniciativa se propõe a conceber, formalizar e entregar um documento ao poder público, a fim de colaborar com a formulação e implementação de políticas públicas de formação e acesso ao cinema nos contextos escolares.

Agradecemos muito a sua participação e o tempo dedicado a ler, refletir e contribuir para pensar a proposta do Plano Nacional de Cinema na Escola, que incorpore e fortaleça a implementação da Política Nacional de Educação Digital.

*Para participar desta consulta pública, é imprescindível que leia atentamente a proposta de regulamentação da lei 13006/14 disponível neste link: Proposta de Regulamentação da lei 13005/14

Então, antes de começar a responder este formulário, faça o download e leia na íntegra o documento


**Para acessar documentos de referência e consulta (opcional) acesse este link: documentos de referência.


Aulas abertas: Pesquisas em educação com cinema na América Latina

Inscrições abertas – em breve divulgação das gravações neste site

Aulas abertas da disciplina Pesquisas em educação com cinema na América Latina do Programa de Pós-Graduação em Processos socioeducativos e práticas escolares – Mestrado em Educação (PPEDU/UFSJ). 


A disciplina é ministrada pela professora Fernanda Omelczuk, realizadora de projetos de ensino, pesquisa e extensão em cinema e educação e membra da atual coordenação da Rede KINO, Rede Latino americana de Educação, cinema e audiovisual.


Serão 3 aulas abertas nos dias 26 de setembro, 3 de outubro e 17 de outubro com convidadas/os do Brasil, Argentina e Colômbia. 

Para participar e receber o link da sala virtual escreva-se pelo formulário.
Link para o https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZcL1IoAefdndey8jWS-3OlZDOp0DVgZtr3bSaomErpq1DGw/viewform?usp=sf_link

Clases abiertas en la asignatura Investigación en educación con cine en América Latina del Programa de Posgrado en Procesos Socioeducativos y Prácticas Escolares – Maestría en Educación (PPEDU/UFSJ). 

La asignatura es impartida por la profesora Fernanda Omelczuk, que desarrolla proyectos de docencia, investigación y extensión en cine y educación y es miembro de la actual coordinación de la Red KINO, Red Latinoamericana de Educación, Cine y Audiovisuales. 

Habrá tres clases abiertas los días 26 de septiembre, 3 de octubre y 17 de octubre con invitados de Brasil, Argentina y Colombia.

Para participar y recibir el enlace a la sala virtual, rellene el formulario.

Nota: enlace al formulario https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZcL1IoAefdndey8jWS-3OlZDOp0DVgZtr3bSaomErpq1DGw/viewform?usp=sf_linktaremos encantados de responder a todas sus preguntas


Carta de Ouro Preto – 2023

As cartas de Ouro Preto sintetizam os debates e apontam perspectivas de trabalho da Rede KINO a cada ano

Clique >>>AQUI<<< para ler o conjunto das Cartas publicadas desde o ano 2010.

Clique >>>AQUI<<< para baixar o documento.


Apresentação de projetos XV Fórum da Rede KINO

Mesa 01: Projetos Audiovisuais Educativos que buscam relacionar diferentes cinemas e educação digital com foco na formação de professores e professoras

Projeto: Cinema de grupo com professores
Instituição: UFF
Apresentação: Daniela Siqueira

Projeto: Quarta colônia em cine: o cinema na vida e na docência
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Apresentação: Rejane Zanini

Projeto: (Auto)biografias e Cinema na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Instituição: Universidade Federal Fluminense (UFF)
Apresentação: Adriana Barbosa da Silva

Projeto: O cinema e a escola, outros olhares
Instituição: Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras E Universidade Federal de Santa Maria – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social do PPGE
Apresentação: Adri Gonçalves

Projeto: Brincadeiras entre corpos e câmeras
Instituição: CEI Profa Thermutis Araújo Machado
Apresentação: Isadora Franco Di Gianni

Mediador: Wenceslao Oliveira Jr – coordenação – Rede Kino

Mesa 02: Projetos Audiovisuais Educativos que buscam relacionar diferentes cinemas e educação digital com foco nas infâncias

Projeto: O cinema e o mundo: Uma pedagogia da participação
Instituição: PPGCOM/UFMG
Apresentação: Luís Felipe Duarte Flores

Projeto: Montar Aulas: cenas de Educação Audiovisual com crianças
Instituição: Centro Pedagógico – Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG
Apresentação: Liana Lobo

Projeto: Acolhimentos-burocracias-whatsapps-diários-filmagens: primeira cartografia da chegada do cinema em duas escolas de educação infantil.
Instituição: Faculdade de Educação, FE/Unicamp
Apresentação: Gabriela Fiorin Rigotti

Projeto: Cinema de Escola
Instituição: Escola Municipal Professor Raimundo Almeida Lúcio
Apresentação: George Augusto

Projeto: Sessão Corujinha: infância e audiovisual
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Apresentação: Maria Alice Carvalho

Mediadora: Fernanda Omelczuk – coordenação – Rede Kino

Mesa 03: Projetos Audiovisuais Educativos que buscam relacionar cinema e educação digital com foco em mídias digitais

Projeto: Olhares (Im)possíveis
Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto / Coletivo MICA – Mídia, Identidade, Cultura e Artes
Apresentação: Raquel Salazar

Projeto: Expressões Narrativas Inconfidentes
Instituição: Laboratório de Linguagens (LALIN) da Universidade Federal de Ouro Preto
Apresentação: Lindoberg Campos

Projeto: WebCINETV 2023: criação em linguagem audiovisual afirmativa
Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto
Apresentação: Adriano Medeiros

Projeto: O Desenvolvimento De Fotofilmes Como Ferramenta Didática Para O Aprendizado De História Da Música No Brasil
Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Apresentação: Shéron Morales

Projeto: El programa Seguimos Educando: TV pública en tiempos de pandemia
Instituição: Universidad Nacional de Rosario
Apresentação: Silvia Serra

Mediador: Gustavo Jardim – coordenação- Rede Kino | MG

Foram 6 dias de apresentações, debates, masterclass e Mostra.

Convidada especial – Carolina Dorado/Colômbia

CINEMA COMUNITÁRIO E EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA

Carolina Dorado é educadora popular e facilitadora pedagógica

A possibilidade de equipamentos digitais mais acessíveis fez crescer as oportunidades de se inventar outros modos de produção audiovisual. Na América Latina percebemos hoje o fortalecimento de experiências de cinema comunitário, envolvendo grupos específicos, seus territórios e a produção e exibição de imagens. Qual a interface entre o cinema comunitário contemporâneo e as pedagogias das imagens? Como a experiência coletiva com o cinema pode deslocar a experiência da educação nos dias atuais? Em que medida essa experiência pode ser aproximada da educação popular? A partir da trajetória de Carolina Dorado Lozano iremos conhecer alguns caminhos para responder essas questões. Entre as experiências que ela irá nos relatar está a criação coletiva de uma sala de cinema comunitário em Bogotá, o Potocine.

ASSISTIR À APRESENTAÇÃO de CAROLINA DORADO no canal da Universo Produção.

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XV Fórum da Rede KINO – CINEOP / junho de 2023

Mesa de abertura do Fórum com a Comissão Coordenadora da Rede Kino

TEMÁTICA do ENCONTRO: Deslocamentos

Produzir colaborativamente conhecimento por meio de imagens e sons nas escolas e outras instituições educativas significa ampliar as oportunidades de acesso às informações, assim como de aproximação das práticas culturais dos jovens e de suas expressividades. Ensinar e aprender nas escolas e outras instituições educativas hoje permite ampliar as possibilidades de habitar ambientes em realidade virtual, mista ou aumentada, em outros espaços e outros tempos; de navegar por dentro do corpo humano conhecendo de perto os processos da concepção da vida; de nadar perto de tartarugas marinhas percebendo a biodiversidade das águas na Ilha Grande; de visitar o Museu Antropológico da Cidade do México; e até mesmo de navegar pela Via Láctea, de constelação em constelação, identificando como ela é pequena em relação ao cosmos.

Mas, atravessar processos pedagógicos na educação digital significa ainda habitar uma imensa vulnerabilidade do ponto de vista da privacidade dos dados e da soberania digital. Produzir e compartilhar conteúdo audiovisual nos dispositivos móveis de comunicação, nos coloca em situações de verdadeiro risco, pela fragilidade das leis sobre a privacidade dos nossos dados e ainda da soberania digital.

Esta é uma discussão necessária, mas também urgente para toda a sociedade. Ela exige debates e o questionamento acerca dos direitos e deveres dos grandes conglomerados em relação ao uso e venda dos nossos dados. Fundamentalmente diante da instalação massiva nas escolas a partir da iminente regulamentação do Plano Nacional de Educação Digital (Lei 14.533/23).

Confira >>>AQUI<<< a programação do encontro durante a 18a Mostra de Cinema de Ouro Preto.

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Seminario Red KINO

“Caminar e Danzar com Cines” – Buenos Aires

Los invitamos a participar de la jornada de capacitación en cine “Caminar y danzar con cines” el próximo jueves 16 de marzo de 9:30 a 12:30. Podes Inscribirte hasta el 14 de marzo completando el siguiente formulario https://forms.gle/wWMQwMEH8thJFqVEA

¡Los esperamos! 

Encontros no Convés –

percursos pedagógicos entre o cinema e a comunidade

Realização REDE KINO e diversos parceiros

Corre e vem fazer tua inscrição!

O Seminário “Encontros no Convés – percursos pedagógicos entre o cinema e a comunidade” ocorre de forma virtual entre os dias 14 e 16 de março, de 9h30 às 12h, por meio da Plataforma Zoom. As inscrições começam nesta terça-feira, 7 de março, e encerram no domingo, 12 de março. São disponibilizadas 50 vagas e pessoas interessadas podem preencher formulário que está disponível no link abaixo:

Os “Encontros no Convés” buscam pensar a formação audiovisual para além da tradição acadêmica e universitária que orienta muitos dos currículos no país, chamando a atenção para a necessidade de rever metodologias de trabalho em diálogo com a juventude e no enfrentamento das estruturas desiguais da sociedade brasileira.

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O seminário inaugura um ciclo de atividades do percurso básico de audiovisual que visam à reflexão.


Seminário RED KINO – Inscrições abertas

Percurso / Trayecto danzar e caminar con cine

Seminario Red Kino – Formación de docentes de escuelas públicas en países de América Latina

Reunión de Apertura del Programa

Fecha: 20 y 21 diciembre de 10 a 12:30 horas

Participantes: Docentes de diversos niveles educativos, investigadoras e investigadores del campo del cine y educación de Latinoamérica.

Idea fuerza

Organizado por la Rede Kino – Red Latinoamericana de Educación, Cine y Audiovisual y coordinado por el Coletivo de Cinema (Brasil) y el Programa Medios en la Escuela (Argentina), la propuesta se orienta a iniciar un trayecto de trabajo participativo entre proyectos miembros de la Red. 

Su objetivo central es abrir un proceso dialógico entre diversos actores del campo de cine-educación de Latinoamérica en torno a la preparación de un proyecto común en el aula: “Caminar y danzar con cines”. En él, se desplegarán algunos fragmentos de filmes o cortometrajes ligados a este eje y se animarán prácticas pedagógicas en torno a ideas compartidas para producir materiales audiovisuales con niños, niñas y jóvenes en 2023. Esta curaduría audiovisual y educativa inicial estará disponible en un sitio web con acceso gratuito para les participantes. Invitamos a todes a caminar y a danzar por él antes del Seminario. 

Para ello, en esta primera reunión, la idea central es favorecer una primera conversación respecto de este eje, sus resonancias como territorio creativo y sus afectaciones en torno a la actividad en las aulas. 

Con esta perspectiva, procuramos iniciar un proceso situado de vinculación entre diversos grupos y prácticas de educación audiovisual en escuelas de América Latina. Durante el Seminario se alentará a conocer estas experiencias y compartir reflexiones y saberes respecto de las potencias del cine en el aula. 

El Seminario inaugurará una invitación abierta para continuar una travesía compartida que se irá configurando con las voces de sus participantes.

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Programa completo para SEPANCINE –

Frame do filme Semillas de la Vida – Cooperativa de Cafetaleros de la Sierra Madre de Chiapas

Conferência de abertura: Lunes, 17 de Octubre

Conferencia Inaugural: “Cosmotécnicas de los cines y las educaciones en las escuelas”

(Sala 1) – (10:00 a 12:00 – horário México )

Moderan: Rocío Gonzáles de Arce y Jacqueline Gómez Mayorga

Dra. Adriana Fresquet (CINEAD / LECAV; Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual de la Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)

Para assistir a Conferência clique AQUI

Para ter acesso à programação completa clique AQUI

Para assistir as mesas da KINO seguem os links para as salas:

Martes 18 de Octubre – (16:00 – 18:00 – horário México)

Mesa 10: Red Kino: travesías entre cines y escuelas. Miradas y dispositivos.

Para participar da Mesa 10 clique AQUI

Coordenação: Débora Nakache (Argentina)

01: Redes interinstitucionales para el fortalecimiento de la educación audiovisual

Cecilia Cirillo – Cineduca, Consejo de Formación en Educación (Uruguay). 

02: As escolas dos estudantes e o cinema: miradas a partir de distintos espaços 

Autora: Débora Schardosin Ferreira – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Brasil). 

03: Um modo singular de fazer cinema na Educação Infantil 

Wenceslao Machado de Oliveira Junior- Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas (Brasil) 

04: Niñxs cineastas. Devenires de la mirada infantil en torno a lo escolar 

Débora Nakache- Universidad de Buenos Aires. Facultad de Psicología (Argentina). 

Martes 18 de Octubre – (18:15 – 20:15 – horário México)

Mesa 11: Red Kino – articulaciones entre cines latinoamericanos en la composición de pedagogías críticas y producciones audiovisuales.

Para participar da Mesa 11 clique AQUI

Coordenação: Maíra Norton (Brasil)

01: Cine en la Escuela de Vidigal: elaboración de una memoria de la lucha de la favela

Marta Cardoso Guedes – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio-Brasil).

02: Con los pies sobre la tierra. Cine Comunitario desde Espora Media (MX)

David Donner Castro – Escuela Nacional de Artes Cinematográficas – UNAM (México)

03: Cartografia entre cinemas y territórios 

Gustavo Jardim – Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).

04: Entretejiendo nuestras historias de resistencias. Cine Comunitario con Mujeres 

Maíra Norton – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

VIII Mostra Kino Campinas – inscrições abertas

Para todos: cinema na tecedura de um mundo acessível”

Frame do filme Disquinhos voadores – Cineclube Regente / Cha – Brasil

Prezad@s educadores, 

As Mostras Kino e Mostra Estudantil de Cinema de Campinas têm sido realizadas conjuntamente desde de 2016. O Programa Cinema & Educação: a experiência do cinema na escola de Educação Básica tem tido  excelentes companhias nessas iniciativas: alguns coordenadores da Rede Kino, a coordenação do Museu da Imagem e do Som de Campinas, docentes e estudantes do Laboratório Olho – FE/Unicamp sempre estiveram junto conosco, nos apoiando,  no esforço de  divulgação de filmes produzidos nas/por escolas de Campinas e de outras regiões do Brasil.

Em 2022, este evento será realizado em formato híbrido e contará com encontros formativos de diferentes naturezas: mesas de diálogos virtuais com convidados externos e professores da Rede que têm se dedicado às criações que colocam em interação o cinema e a educação, além da exibição e debate dos filmes selecionados para as Mostras. Escolhemos três dias para o evento: 05, 06 e 07 de Dezembro. No dia 05 a mesa de abertura  ocorrerá de forma on-line e nos dias 06 e 07 as atividades ocorrerão nos dois formatos, on-line no canal do Youtube e presenciais no MIS Campinas e terão como público os profissionais da Rede e demais interessados.

Propor diálogos entre a educação e o cinema continua sendo o principal objetivo desta iniciativa. “Para todos: cinema na tecedura de um mundo acessível” é o título das Mostras deste ano e, com essa temática, queremos envolver os participantes nos movimentos de (des)construção de uma cultura acessível a todos/as, através de experiências estéticas, políticas e sociais com o cinema. Estas experiências constituem caminhos em multiplicidades de acesso aos mais variados públicos.

Nestes movimentos, as costuras e entrelaçamentos criados no e com o cinema produzem uma trama em que se evidenciam os encontros, as interações e reinvenções de mundos nos cotidianos das escolas, das infâncias, das juventudes e dos demais modos de viver os tempos da vida. 

LINK PARA INSCRIÇÕES: AQUI!

Rede Kino na Sepancine 2022 – El cine como experiencia educativa / México

Frame do filme Baawaja – La combi del arte (Diccionarios Audiovisuales Comunitarios) // Teresa Castillo – Peru

Em 2022, foram articuladas duas frentes de discussão para composição de mesas, entre membros da Rede Kino, para discutir interseções e alianças entre projetos, assim como os direcionamentos de políticas em diferentes contextos da América Latina. Daí nasceram as propostas que foram inscritas e aprovadas no XXI Congresso SEPANCINE – El Cine como experiencia educativa.

O Congresso ocorre do dia 17 a 21 de outubro. Em breve divulgaremos a programação para quem quiser se juntar a nós e muitas outras iniciativas em toda América Latina.

Mesa 01: Red Kino: travesías entre cines y escuelas. Miradas y dispositivos.

Coordenação: Débora Nakache (Argentina)

01: Redes interinstitucionales para el fortalecimiento de la educación audiovisual

Cecilia Cirillo – Cineduca, Consejo de Formación en Educación (Uruguay). 

02: As escolas dos estudantes e o cinema: miradas a partir de distintos espaços 

Autora: Débora Schardosin Ferreira – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Brasil). 

03: Um modo singular de fazer cinema na Educação Infantil 

Wenceslao Machado de Oliveira Junior- Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas (Brasil) 

04: Niñxs cineastas. Devenires de la mirada infantil en torno a lo escolar 

Débora Nakache- Universidad de Buenos Aires. Facultad de Psicología (Argentina). 

Mesa 02: Red Kino – articulaciones entre cines latinoamericanos en la composición de pedagogías críticas y producciones audiovisuales.

Coordenação: Maíra Norton (Brasil)

01: Cine en la Escuela de Vidigal: elaboración de una memoria de la lucha de la favela

Marta Cardoso Guedes – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio-Brasil).

02: Con los pies sobre la tierra. Cine Comunitario desde Espora Media (MX)

David Donner Castro – Escuela Nacional de Artes Cinematográficas – UNAM (México)

03: Cartografia entre cinemas y territórios 

Gustavo Jardim – Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).

04: Entretejiendo nuestras historias de resistencias. Cine Comunitario con Mujeres 

Maíra Norton – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

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XIV Fórum da Rede Kino – CINEOP 2022

Bocamina (2018) – Miguel Hilari // Bolívia

Caríssima Rede Kino,

um grande saludo a todxs, que estiveram e também xs que não puderam estar em Ouro Preto para nosso XIV Encontro. Saudamos xs inscritxs de longa data e recém-chegadxs neste rizoma latino-americano de pesquisas, ações e interfaces com a sociedade pelas dimensões do cinema e educação. 

Pedimos licença para convocar uma imagem marcante nas telas da Mostra de Educação de 2022, durante a programação da CINEOP. “Yo soy una niña.” O filme de Miguel Hilari “O Curral e o Vento”, realizado na cidade de seu pai, na Bolívia, nos levou ao encontro da criança que declama com altivez a poesia de luta e coragem. Os versos dançam no ch˜ão de sua escola, de seu povoado e para a América Latina, fala: “Yo soy una niña”. O pequeno corpo aparece sob os olhares esbugalhados de Pitágoras e Tales de Mileto, pintados nas paredes da escola pública rural boliviana. O susto está nos olhos dos filósofos, a garota aos poucos se torna infinita e a América Latina, uma menina. Da mesma forma o pai do cineasta, quando jovem fora trancado com os burros, simplesmente por querer estudar; ambos, celebrados no filme em sua ousadia de linguagem, dão substância a nossa luta por uma política das imagens e da educação.

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Querida Red Kino:

Iniciamos esta comunicación con un gran saludo para todxs, aquellxs que estuvieron y quienes no pudieron estar en Ouro Preto en nuestro XIV Encuentro. Saludamos así, a quienes hace tiempo participan de la Red y a lxs recién llegados a este rizoma latinoamericano de investigación y producción de interfaces con la sociedad a través del cine y la educación. 

En este nuevo contacto, queremos traer una imagen que fue muy pregnante en las pantallas de la Muestra. “Soy una niña” se oye decir en esa imagen. La película de Miguel Hilari “El corral y el viento”, realizada en la ciudad de su padre, en Bolivia, nos invitó a conocer a esta niña que declama con orgullo una poesía de lucha y valentía. Los versos bailan con ella creando y empoderando así esas palabras: “Soy una niña” repite. El cineasta monta un cuadro en el que la singularidad de este pequeño cuerpo aparece bajo los ojos desorbitados de Pitágoras y Tales de Mileto, pintados en las paredes de una escuela pública rural boliviana. Claramente sus ojos muestran miedo, porque la frágil niña se vuelve de a poco infinita, desplegando territorios e historias en su dulce y revolucionaria proyección.

Segue o link para o >>> XIV Fórum da Rede Kino <<< confira a programação, debates, masterclass e curadorias das Mostras de Educação e Temática.

O curral e o vento (2014) – Miguel Hilari // Bolívia

O X Fórum da Rede Kino na 13ª Mostra de Cinema de Ouro Preto será de 13 a 18 de junho de 2018 e o tema deste ano é ESCOLAS: MEMÓRIAS DO FUTURO.

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